"Transbordo não nego. Volto quando couber"

Vanessa Ferraz
CRP-MG 04/44586
Psicóloga/Psicanalista
Perita do TJMG




Sobre
Vanessa Ferraz
Psicóloga graduada pela Universidade FUMEC - BH/MG
Ampliou sua formação na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e na FCMMG - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, dentre outros.
Focada nos estudos Psicanalíticos, ampliou seu trabalho também no campo da Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial Freud Cidadão e no PAI-PJ (Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário do Tribunal de Justiça de MG.)
Atualmente atua como Psicanalista no consultório particular, é Perita particular (Assistente Técnica) e do TJMG e tem bagagem como profissional do hospital do IPSEMG bem como da Moradia pioneira no processo antimanicomial localizada no bairro Santa Tereza BH-MG.
Algumas publicações:
Psicanálise e Reabilitação Psicossocial: Uma trajetória possível
http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_18_art_04.html
Impasses e potencialidades no processo de Reabilitação Psicossocial: Um relato sobre o Programa PAI-PJ
http://www.clinicaps.com.br/AmaralVF.pdf
ESQUIZOFRENIA: DA DEMENTIA PRAECOX ÀS CONSIDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS.
Serviços
As sessões de terapia, são um espaço de acolhimento, de escuta atenciosa, onde os sentimentos e as emoções podem ser pouco a pouco elaboradas.
O vínculo com o terapeuta, baseado da ética e no carinho de escutar vão se tornando mais firmes. Nas sessões podem ser abordadas as mais variadas temáticas. É um espaço aberto.
É possível integrar aos pouquinhos objetos, escritos, fotos, músicas... coisas que representem afeto... do jeito e no tempo de cada um
A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana, é um método terapêutico criado por Sigmund Freud e que mais tarde foi teorizada também por Jacques Lacan, dentre outros teóricos. As associações livres de palavras (fala), fazem com que o analisando, aos poucos elabore questões de uma trajetória rica de vida, e seja capaz de evitar repetições que causam sofrimento.
A Psicologia Hospitalar corresponde ao “Campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento” (Simonetti) O psicólogo atua diretamente com pessoas que atravessam momentos frágeis em diversos setores do hospital. É muito enriquecedor, desafiador e completo, por se tratar de um trabalho em equipes multidisciplinares.
A Psicologia Jurídica contribui no sentido de esclarecer algum ponto imprescindível para o andamento processual. Diz respeito a uma avaliação direcionada a auxiliar as respostas de uma demanda jurídica específica. Por intermédio do criterioso estudo dos autos, pesquisas, entrevistas e demais técnicas privativas da Psicologia. As perícias e assistências técnicas, são realizadas afim de dirimir impasses que estejam englobados eticamente no campo da ciência e profissão Psicológicos.
O Acompanhamento Terapêutico é uma modalidade da clínica que se propõe a acompanhar um sujeito no seu cotidiano, favorecendo a sua circulação social e a ampliação de seus laços e possibilidades de vida.
O AT é uma forma diferenciada de atendimento, com enfoque para pacientes da Saúde Mental. Os ATs são realizados em diversos espaços; em casa, na rua (explorando o espaço urbano nos mais inusitados lugares) ou, havendo necessidade, em instituições.
Em geral, o AT compõe uma rede de cuidados interdisciplinares que facilita a intermediação das relações entre os profissionais da Psiquiatria, familiares, ou ainda, também instituições parceiras. Sustentando assim, um tratamento integrado, o que facilita a construção de projetos terapêuticos.
Psicanálise e Acompanhamento Terapêutico
